quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

DISCIPULADO COMO ESTILO DE VIDA

Palestra Encontro com Deus
2a Palestra Domingo de manhã
DISCIPULADO COMO ESTILO DE VIDA
Tempo: 01:30 h

Material necessário para a dinânica no final: Alianças simbólicas para os obreiros passarem para os participantes;

Dinâmica: No final da palestra, os obreiros ficarão na frente um do lado do outro, e serão convidados aqueles que quiserem ser discípulos de aliança para vierem abraçar os obreiros, um abraço simbólico, expressando o desejo de ser discipulado, o desejo de ser um discípulo de aliança, não um Cristão isolado;

Músicas:  Início: .....     Final: Quero ser como Criança.

Objetivo: - Impactar  os novos discípulos com a postura de um discípulo de excelência;
                 - Levar os irmãos e irmãs à consciência de que precisam estar aliançados;
                 - Todos na visão celular têm uma cobertura espiritual;
                 - Preparar as vidas para serem confrontadas com seus erros no decorrer da caminhada cristã;

Textos Bases:
Mateus 16:24 ¶ Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. 
Comentário: Jesus veio fazer discípulos, não apenas membros de igreja, e a caminhada do discípulo não é nada fácil, é um caminho espinhoso;

Mateus 28:19  Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 
Comentário: Jesus nos deu uma grande ordem: Fazer discípulos, esse é o nosso alvo, o nosso ideal, a nossa visão, a visão do Reino, a Visão de Jesus, não é invencionice humana, ou idéia humana, ou apenas um método, é ordem de Jesus;

Atos 20:1 ¶ Cessado o tumulto, Paulo mandou chamar os discípulos, e, tendo-os confortado, despediu-se, e partiu para a Macedônia.
Atos 20:2  Havendo atravessado aquelas terras, fortalecendo os discípulos com muitas exortações, dirigiu-se para a Grécia,
Comentário: Veja nesses dois textos que a igreja primitiva fazia algo muito forte, o ap. Paulo confortava os discípulos em Ato 20:1, já no v.2 diz a Palavra que ele fortalecia os discípulos com exortação, ou seja com confronto, então o discipulado tem conforto e confronto, quem não estiver disposto a isso não entendeu o evangelho;

·       Jesus nos deu a ordem de fazer discípulos, ele ministrava a multidões, mas seu maior tempo foi gasto com os discípulos;
·       Por discípulos entendemos pessoas que estão dispostas a aprender com um mestre;
·       A Bíblia não fala de membros de igreja;
·       Jesus lidou com muitas classes de pessoas:
·       Multidão, seguidores e discípulos;
·       Interessante que até entre os discípulos, havia uma diferenciação por intimidade:
·       Haviam os 70, haviam os 12, haviam os três (Pedro, Tiago e João) e ainda havia um bem próximo que era João, este recostava-se no peito de Jesus;
·       Em que classe você se encontra?
·       Deus quer fazer de você um discípulo;
·       Por muito tempo as pessoas pensaram que ser cristão se resumia em apenas aceitar a Jesus e ir para o céu.
·       Mas Deus tem revelado a igreja, sua noiva, que ele quer muito mais de nós;
·       Muitos problemas na igreja poderiam ser resolvidos, ou nem mesmo existiriam, se todos os freqüentadores de igreja fossem discípulos.
·       Após o Encontro com Deus, precisaremos ter um novo estilo de vida, precisamos encher nossas casas, senão o inimigo volta sete vezes pior;
·       Esse novo estilo de vida, é o discipulado;
·       Nossa meta como igreja é fazer discípulos, e para isso temos uma estratégia, e essa estratégia é a visão celular no modelo dos 12;
·       Nós Ganhamos almas para o Senhor Jesus; Consolidamos essas pessoas na Palavra de Deus; Discipulamos essas vidas, treinamos; e depois as enviamos para ganharem outras vidas para o Senhor Jesus;
·       É um Ciclo; Esse é o nosso objetivo, fazer discípulos que façam outros discípulos;
Precisamos destacar características de quem quer ser discipulado:
·       Como já dissemos, os discípulos estavam sempre juntos, ninguém caminhava sozinho; Não podemos querer ser cristãos isolados, sozinhos.
·       No discipulado precisamos ser pessoas de aliança; (Lembrar de Davi e Jonatas) Mefibosete, aleijado, excluído, foi beneficiado pela aliança (2 Sm 9);
·       No discipulado aprendemos a controlar nosso temperamento;
·       No discipulado aprendemos mudar nossa postura, nosso agir, nosso modo de pensar e até  o jeito de fazer as coisas;
·       No discipulado disponho minha alma a ser doutrinada, polida, tratada, lapidada. Somos como o diamante, quando ele é achado, não passa de um pedaço de carvão, mas polido, tratado, fica lindo. E você sabia que para lapidar um diamante só outro diamante já polido consegue fazer isso? Quem é que cuida da sua alma, quem é que lapida você?
·       E, para ser discípulo...
·       Preciso me aliançar com alguém;
·       Deus é um Deus de aliança, e, Ele usará alguém para nos discipular, alguém que tenha mais experiência, mais conhecimento, alguém que esteja preparado para me amar, mas também para me confrontar, me disciplinar;
·       Não podemos achar que já sabemos tudo, ainda há muito para aprender;
·       Um discípulo precisa ser alguém que ame a Jesus;
·       Um discípulo precisa ser alguém que ame a Palavra de Deus e queira caminhar por ela, tem que crer que a Bíblia é seu princípio de vida;
·       Um discípulo precisa ser alguém que invista tempo com qualidade na oração, na sua conversa com Deus, de joelhos, de pé, no seu quarto, na igreja, no banheiro, onde quer que seja.
·       Sua prioridade de vida é a oração, ele não faz nada da sua vontade, dos seus achismos, ele ora, ele busca ao Senhor Jesus para suas dificuldades, lutas, necessidades;
·       Um discípulo precisa ser alguém que Adore de forma extravagante: Que tenha uma vida de louvor, que não divida seus ouvidos com coisas imundas do mundo;
·       Ele adora a Deus pelo que Ele é, não pelo que Ele pode dar;
·       Até seu estilo de música cristã muda.
·       É um adorador que sabe ir a sala do trono de Deus, vai lá buscar cura, buscar direção, buscar estratégias...
·       Discípulo é aquele que ama a visão do discipulado, ele vive para isso, quer ver o mundo impactado, sonha em fazer discípulo de todas as vidas, seu bairro, sua cidade, sua família;
·       Por isso ele ama as células, ele freqüenta, ele ama a célula, ele dedica sua vida a isso; Ele é frutífero, traz vidas as festas de células;
·       Discípulo não é figueira seca. Quantas almas você já ganhou para Jesus? Se a sua família dependesse de você iria para o céu? Ou você dá aquelas desculpinhas: “- Santo de casa não faz milagre!!!”. Nós não somos católicos, e não é santo que faz milagre, quem faz milagres é o Santo dos Santos, Jesus de Nazaré.
·       O discípulo sonha com uma célula na sua casa, ele se importa com os que estão morrendo e indo para o inferno.
·       Sua vida sempre está sendo tratada;
·       Discípulo é aquele que tem um coração ensinável, que está disposto a aprender,  recorre ao seu líder quando tem dúvida;
·       Ele não tem os  irmãos da igreja como seus concorrentes, eles o têm como instrumentos de Deus para mudança de sua vida;
·       Discípulo é aquele que não quer andar de forma independente, se achando o cara;
·       Sua alegria é aprender, é perder para Jesus ganhar;
·       Discípulo é aquele que está aberto para obedecer;
·       E, obedecer não é simplesmente fazer o que se manda;
·       Obedecer é principalmente fazer aquilo que não queremos fazer, que não concordamos em fazer. (Claro que em coisas que  não estejam em desacordo com a Palavra de Deus);
·       O prazer do discípulo é honrar seu líder, orar por ele, cobrir sua vida em qualquer necessidade;
·       Um discípulo honra seu líder porque hoje ele  é discípulo, mas amanhã esse discipulo será líder, e nós ensinamos mais com o exemplo de vida do que com palavras;
·       Um discípulo é como Jonatas quando chegou na presença do Rei Davi, ele despojou suas armas e disse que não iria chegar armado diante do seu Rei.
·       O discípulo despoja de seus argumentos, de seu egocentrismo diante do seu líder;
·       Hoje você é filho, amanhã serás pai de multidões;
·       Seus discípulos vão ter você como referencial.
·       Não só seus discípulos como seus filhos naturais mesmo;
·       Talvez você pense que quer liberdade como cristão, e um discípulo está preso, precisa dar satisfações...
·       Meu irmão e irmã, livre não é quem faz o que quer, livre são aqueles que sabem o que fazem; livres são os que andam de acordo com a verdade que é a palavra de Deus. E na Palavra Jesus ensinou sobre ser discípulo;
·       Somos uma igreja de discípulos, você  quer ser discípulo, quer ser tratado, quer ser curado, quer ser vacinado contra a desistência?
·       Você quer ser alguém de aliança?
·       Você quer entregar seu coração para viver de acordo com o que Deus quer para sua vida?
·       Deus não virá pessoalmente corrigir ninguém, mas usará pessoas, servos, líderes;
·       Talvez você pense assim: “- Ninguém aqui tem vida reta para me corrigir...” 
·       Queridos, isso é argumento da sua alma, ela não quer ser corrigida, por isso ela tira você do foco da correção para olhar para quem está corrigindo;
·       Com isso você não aceita a correção e continua nos erros...
·       Quando estou errado, não interessa quem venha me corrigir, vou aceitar a correção. Ainda que ele mande uma mula para falar comigo, como foi o caso de Balaão, um profeta que não ouviu a Deus, e Deus mandou uma mula para falar com ele.
·       Hoje o Senhor te pergunta: Você quer ser um discípulo?
·       Ou vai ser simplesmente um simpatizante de Jesus;
·       Vai ser um discípulo, ou vai continuar fazendo parte da multidão?
·       Vai querer comer na mesa dos filhos? Ou vai querer a migalha que cai da mesa?
  Dinâmica:

Colocar alguns discípulos (obreiros) na Frente, de frente para os encontristas;
Trabalhar a questão da aliança;
Convidar os encontristas para fazer um ato profético de aliança, sair do seu lugar e abraçar um dos discípulos;
Rolando a música: Quero ser como criança CD atmosfera de adoração III
Daí os obreiros dão uma aliança para cada encontrista, nesta aliança está escrito aliança com Deus, essa aliança deverá sempre estar com o discípulo, ou no seu dedo ou na sua bíblia, quando seu disicipulador quiser confronta-lo, vai lhe perguntar da aliança e o discípulo ao apresentar a aliança vai dizer que está aberto ao discipulado;
Após isso, fazer o desafio se alguém quer se aliançar com Deus, aceitar a Jesus como Salvador e Senhor e ser batizado na próxima oportunidade; (fazer um apelo mesmo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário