quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Tema: Como devo me comportar no Encontro

4ª Palestra
Encontro

Tema: Como devo me comportar no Encontro
Texto: Gênesis 32:01-02, 30

Carga Horária: 1 hora

Objetivo da palestra: Essa palestra parece que está fora de hora, mas não está: ela objetiva fazer com que as pessoas lembrem que AINDA estão no Encontro com Deus.

1 - Características comuns a todo encontro

Todos já tiveram um Encontro na vida.

Só há Encontro se houver, pelo menos, duas pessoas.

Em todo encontro há expectativas.

Um encontro pode ser satisfatório ou frustrante (quando as expectativas não forem correspondidas)

2 - CAUSAS DE UM ENCONTRO

Casualidade - Quando o ser humano não atuou premeditando o encontro. Preparação    Acontece por motivos vários: interesse, amor, dor, obediência, etc.

Deus deseja ter encontros motivados pelo preparo:

“... prepara-te, ó Israel, para te encontrares com teu Deus”. (Am 4:12)

Ainda há tempo!!! Prepare-se!!!

Prepare-se para que este Encontro seja o melhor para você, como instrumento de mudança na sua vida.

Vimos aqui para ter a vida transformada; não podemos sair como chegamos.

3 - Preparo para um encontro de sucesso

Há uma exigência: responsabilidade das duas partes.

1ª parte: JESUS - Sua responsabilidade: estar disponível (Jo 17:24; Ap 3:20; Jr 29:13-14).

2ª parte: EU - Minha responsabilidade: querer intensamente encontrar-me com o Senhor.

4 -Conceituação apropriada para os participantes do encontro

EU -  PECADOR - Se ainda não experimentei o novo nascimento.

SANTO - Mas tendo uma carne fraca que me faz depender de Jesus para acertar (Jo 15:5a)

ELE - JUSTO - jamais toma o culpado por inocente (Naum 1:3)

MISERICORDIOSO - Sempre disposto a perdoar (Lm 3:22-23)

5 - O que devo fazer para ter um encontro de sucesso:

Com esse conceito apropriado devo ir ao Encontro com:

HONESTIDADE

Mostrando-me nu diante d'Ele, chorando a área em que percebo que ainda preciso de cura.

Em nós mesmos não temos condições de obter vitórias. Só Jesus Cristo pode ajudar-nos a sair das situações das quais nos envergonhamos. O que depender de Deus Ele fará. Então, você tem tudo para ser liberto, transformado.

A mulher cananéia apelou para a compaixão de Jesus Cristo e para o seu amor infinito. Baseados em sua misericórdia e compaixão, nós podemos clamar a Ele sem reservas.

Precisamos reconhecer que não somos nada. Se somos alguma coisa é porque temos a Jesus.

A mulher cananéia declarou sem meias-palavras: "Tenho uma filha terrivelmente endemoninhada" (Mt 15:22). Este era um problema que tirava a paz da sua vida e que precisava de solução. Ela estava disposta a buscar naquele Encontro com Jesus a mudança de sua situação calamitosa.

Ele quer trazer libertação de cada problema, de cada pecado, quer sejam grandes ou pequenos.

HUMILDADE

A mulher decidiu humilhar-se até o nível de cachorro, aceitando tal tratamento, sabendo que humilhando-se a tal ponto, a bênção estaria garantida. Deus quer que nos humilhemos para que Ele possa amassar o barro a tal ponto que o resultado seja um vaso de exaltação (Lc 14:11).

INCONFORMAÇÃO

Desejando ser melhor do que fui anteriormente (Ap 22:11b). É necessário que o Jesus cresça dentro de mim e que o meu Eu diminua. É necessário sair do pedestal e abrir para Deus toda a verdade a respeito da minha vida e da minha necessidade; só dessa forma terei a vitória. (Mt 15:27). Não posso me acomodar achando que não dá para mudar.

DILIGÊNCIA

Não viver adiando o que deve ser feito, confessado ou resolvido hoje (Hb 3:7).

Você tem um ministério pela frente, portanto não deve se conformar em permanecer como está. Não deixe para amanhã ou para depois o confronto sobre seus problemas - aproveite o Encontro com o Senhor Jesus.

ATENÇÃO A MIM

Devo fixar-me no que Deus quer fazer comigo neste Encontro (Gn 32:24a). É necessário nos expor mesmo; precisamos sacrificar o Eu para que alcancemos a cura. O Encontro acontece para transformar situações, para mudar histórias de vida, logo, preciso atentar para a minha própria vida, em analisá-la e questioná-la à luz do que Deus está mostrando-me nesses dias. Não devo olhar para a vida dos outros, nem para as circunstâncias, nem para o que os outros vão dizer, devo olhar para dentro de mim e para o meu Pai Amado.

Meu ministério vai depender dos meus Encontros com Deus. Se o meu Encontro for bem sucedido, meus discípulos serão estimulados a que o deles também o seja.

Não tente "enrolar" a seu discipulador, ou aos ministradores, ou ao pastor, ou a Deus... Vá direto ao âmago da questão, exponha sua vida. Seja claro e objetivo com as pessoas. Jesus quer mudar toda a sua história de vida e, Ele pode usar pessoas para ajudá-lo nisso. Se você assim o permitir, Deus há de fazer mudanças tão maravilhosas que você, pelo seu testemunho, afetará a outros. Nunca mais você será o mesmo.

Ao sair desse Encontro você deverá continuar desejando Encontros com Jesus: Separe tempo de qualidade para estar com o Senhor, não o tempo que sobra.

Priorize o Encontro, não deixe que as urgências tomem o lugar das prioridades.

Prepare recursos materiais: Bíblia, dicionário, papel, caneta, aparelho de som, local, etc.

Prepare-se, pois dentro de seu coração há alguém que diz: "Buscai a minha presença". (Sl 27:8)

Humilhe-se na presença do Senhor e exalte a Ele. (Tg 4:6-10).

Fim da palestra
ORIENTAÇÃO PARA O MINISTRADOR

Orar para que sentimentos de perda de tempo, para quem não se preparou devidamente, não assolem as mentes, e, para que desse momento até o final do Encontro, cada pessoa esteja vigilante, preparada, sendo honesta e diligente em cada ministração.

5ª Palestra
Encontro

Tema: No Encontro ampliamos a nossa postura espiritual
Texto: Lucas 11:37-44; Atos 9:9

Carga Horária: 1 hora

Todos nós temos um passado sem Deus, e entre nosso passado e o presente há uma cruz. Vamos falar da vida de Paulo (Saulo), um homem que teve um passado horrível, mas que nos leva à cruz e apresenta Jesus. Este homem é o exemplo de um coração de pedra transformado em um coração de carne, cheio do Espírito de Deus. Ele deixou de ser um religioso convicto, porque encontrou-se verdadeiramente com o Senhor (Cl 3:7-8).

1 - As características de Saulo - o religioso

Paulo era religioso, um seguidor de dogmas (Fl 3:5,6; At 9:1) - Era duro de coração, vivia cheio de rancor, respirava ameaças e morte, era um homem injusto. Porém, ele acreditava que estava fazendo a vontade de Deus.

Os crentes tinham medo dele (Atos 9:13,14,2 1) - Falar de Paulo era falar de morte. Ele arrastava homens e mulheres para a prisão dizendo que, com isso, servia a Deus (Atos 8:3b).

2 - Nossa realidade é semelhante a de Saulo (Cl 3:7,8)

Um dia Paulo teve um Encontro com Jesus. Sua vida foi mudada. Todas as suas atitudes foram mudadas.

Todas as zombarias que fizemos aos crentes, todas as perseguições das quais participamos, toda a dureza dos nossos corações, eram atitudes da mesma natureza das que Saulo fazia.

2.1 - Jesus Cristo disse-lhe:

“Por que tu me persegues?”(Atos 9:4) - A perseguição aos crentes é perseguição a Jesus. Nós também um dia perseguimos a Cristo.

2.2. Saulo via as "coisas de crentes" como loucura (At 9:2) . Ele não conhecia o amor de Deus.

2.3. Saulo rendeu-se diante do Encontro.- "Quem és Senhor,.? O que queres que eu faça?"(At 9:5)

2.4. Saulo esteve três dias sem ver, sem comer e sem beber nada (At 9:9). Quantos dias passaremos no Encontro? Três dias! Longe de tudo aquilo que está ligado ou que faz parte do mundo.

2.5. Saulo ficou cego. Ele precisou de três dias para ser curado. Vocês também. Aqui ouvimos a voz de Deus. Durante os três dias Paulo ouvia a voz de Deus.

2.6. Ananias foi enviado pelo Senhor para ajudar a Saulo, que estava orando (At 9:11). Saulo falava com Deus e Deus lhe respondia. Aqui há pessoas dispostas a ajudar você.

Ananias resistiu ao chamado de Deus (At 9:13,14). Ele não quis ajudar a Saulo, porque estava com medo, pois Saulo, antes, era inimigo. Não fomos chamados para julgar os homens, mesmo que se declarem nossos inimigos. Satanás é que é o acusador. Uma pessoa que está doente precisa de ajuda e não de um dedo apontando suas faltas.

Você foi chamado para ajudar, obedeça a ordem de Deus: "Vai porque ele é um vaso escolhido..." (At 9:15). Nós, um dia, fomos prostitutas, mentirosos, egoístas, etc. Deus não está interessado nos seus pecados de outrora, e sim no que você vai ser e fazer a partir do Encontro com Ele.

2.7. Temos que nos submeter a Deus com jejum e oração. Depois de apenas três dias Paulo já estava conversando com o Senhor e recebendo respostas através de visão! O processo de restauração da sua vida pode ser rápido.

2.8. Deus vai confrontá-lo com seu pecado (Por que você me persegue?), mas não vai ficar lançando em rosto o seu pecado. (Hb 8: 12)

• Por que escolher um homem que fez tanto mal? Por que não outro: Pedro, Mateus, Ananias, etc.? Porque não interessa a Deus o que fomos. Interessa que hoje somos santos - não mais pecadores. Ao sair do Encontro não deixe o diabo lhe acusar. (Rm 8:1)

3 - CONCLUSÃO

• “Não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim”   (Gl. 2:20). O velho homem que lhe regia, morreu, e quem vive em você é o Espírito Santo. Por isso você não tem mais livre arbítrio. Somos servos, e servos não têm querer. A Cruz nos prendeu a Jesus Cristo.

• Tudo isto só é possível através do arrependimento (At. 2:38), e da busca sincera (Jr. 29:13).

• Devemos confessar que erramos, que pecamos e não apenas pedirmos desculpas. Não transfira, confesse. (Pv. 28:13)

O arrependimento é a chave para um coração puro. Não diga.- "Ah, eu já ouvi tanto sobre arrependimento..." Você ouvirá mais ainda, se o Senhor julgar necessário. Busque no seu coração algo de errado que ainda esteja lá.

Fim da palestra

ORIENTAÇÃO PARA O MINISTRADOR

• Orar para que caiam as escamas dos olhos dos encontristas e para que se tornem ganhadores de almas. Quebrar as fortalezas da religiosidade.
• A música deverá estar tocando durante todo o tempo de oração.

2 comentários:

  1. Meu querido (a) com certeza vc nunca teve uma experiência com Deus, pq se tivesse tido ao invés de criticar as pessoas que fazem encontro e que é g12 estaria falando do Amor de Deus a outras pessoas ganhando almas pq a palavra de Deus diz. ( ide e pregai o evangelho ) o contrario do que vc esta fazendo. Porque vc não usa esse meio para ganhar vidas a cristo? a palavra diz (tudo me é licito mas nem tdo me convém ) não convém falar de outros o qual com seu meio de evangelismo está ganhando milhares de pessoas a cristo. Que Deus tenha misericórdia de sua vida.

    ResponderExcluir
  2. Que cara ridículo. acha que conhece Deus. ou talvez Deus tenha lhe dado o cargo de Juiz da igreja ou de Sua Palavra. Deixe de fazer o papel de bobo. Deus é Deus e não precisa de ninguém para zelar por Sua Palavra.

    ResponderExcluir